"Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22.6)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PRODUÇÃO DE TEXTO - COLETIVA

O GRANDE SUSTO
Lucas e Felipe são amigos. Eles moram na mesma rua e estudam no mesmo colégio.
Num sábado ensolarado, os meninos resolveram brincar num mato perto do parque.
No caminho, Felipe levou um grande susto. Na sua frente, apareceu um sapo enorme. Ele gritou, deu um pulo e quase caiu no lago.
Lucas não se assustou e disse para o amigo:
— Ele não faz mal a ninguém!
E os meninos continuaram o passeio.
2ª 21

FILME: SCOOBY-DOO

OBAAA!! HOJE É DIA DE FILME!
HOJE ASSISTIMOS AS AVENTURAS DO...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO

NA NOITE DE HOJE, NOSSA PROFª MARIELLI PARTICIPOU DE UMA OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DO PROJETO...
O MudaMundo é um projeto de disseminação de valores voltado às crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Através das histórias vividas pelo menino João, um herói negro, o livro aborda uma série de temas ligados às questões éticas e morais da vida cotidiana e do convívio social.

Além do livro, o projeto é composto por uma Oficina de Sensibilização para os educadores com entrega de um kit contendo o livro MudaMundo e o Caderno de Sugestões para o Professor, e pela encenação de uma peça de teatro para as crianças.

Esta é uma oportunidade de disseminar conceitos e valores de respeito ao próximo e noções de coletividade que contribuem para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social tão necessária em nosso país.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

REUNIÃO COM PAIS

HOJE É DIA DE REUNIÃO COM PAIS...
O ASSUNTO PRINCIPAL É O ENCERRAMENTO DOS PROJETOS O VÔO DA LIZBELA E UM MERGULHO NAS LETRAS, E A ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO.
NA OPORTUNIDADE, OS PAIS RECEBERAM O SEGUINTE TEXTO:

O BOLETIM ESCOLAR CHEGOU... E AGORA?

O maior desejo dos pais é que seus filhos se tornem pessoas realizadas, capazes e bem-sucedidas. Aqueles que têm filhos em idade escolar desejam, sem dúvida, que estes alcancem o tão sonhado sucesso escolar. Mas infelizmente, em alguns casos isso não acontece.
O boletim escolar pode ser o revelador dos problemas e dificuldades enfrentados pelo seu filho na escola. É através deste documento que a escola comunica o rendimento escolar dos alunos aos pais. Nele, geralmente, consta as notas, ou pontos, conquistadas, além de breves pareceres, aconselhamentos e elogios aos alunos.
Se a chegada do boletim não trouxe alegria a você e ao seu filho, não se desespere. Há tempo para promover algumas mudanças e correr atrás do bom desempenho. Eis algumas dicas:
 O bom desempenho escolar é, na maioria dos casos, uma decisão. Você e seu filho têm de tomá-la em conjunto.
 Elogie os esforços, a dedicação, a perseverança e parabenize as conquistas bem-feitas, mas não estruture a vida escolar de seus filhos em “subornos”. Encare um grande esforço como um bom desempenho.
 Adquira brinquedos educativos, que ajudam a desenvolver a coordenação motora (como blocos de construção ou de encaixe), e criativos, que levam a criança a se expressar (como fantoches e fantasias). Tudo isso incentiva o aprendizado.
 Jogue com seus filhos. O jogo possibilita ótima interação entre os parceiros e desenvolve a capacidade de estabelecer regras — e cumpri-las. Também favorece o desenvolvimento do pensamento lógico e estimula uma competição saudável, na qual um aprende com o outro.
 Leia muito para seus filhos, para que elas possam aprender a ler mais depressa, com mais facilidade, com mais rapidez e melhor.
 Coloque livros, revistas e jornais a disposição de seus filhos e aproveite os anúncios, embalagens, cartazes, etc., para as crianças praticarem leitura no início da alfabetização.
 Sirva de exemplo de bom relacionamento em casa. Isso ajuda as crianças a conviver com os outros.
 Procure garantir a freqüência regular de seus filhos.
 Comunique-se regularmente com a escola, principalmente, com o professor de seu filho e não perca as reuniões de pais na escola.
 Programe-se para estar presente em todos os eventos, jogos ou apresentações dos quais seus filhos participem na escola. Sua presença mostra que você se preocupa com eles e que as atividades deles são importantes.
 Procure organizar um espaço e um horário para que seu filho faça os temas de casa e dê apoio no momento de fazer. Verifique se seus filhos fizeram todo o dever de casa antes de ir para a escola e se o estão levando consigo.
 Nos dias de aula, limite o tempo para assistir a televisão.
 Ensine seus filhos a usar uma agenda ou organize com ele um calendário onde possam ser registrados lembretes, avaliações, entrega de trabalhos e compromissos.
 Converse com as crianças sobre o que aconteceu na escola. Preste atenção às queixas que seu filho faz da escola, mas não incentive lamúrias à toa.
 Estimule seus filhos a fazer algum tipo de avaliação de sua vida educacional, de modo que percebam os avanços conseguidos e os pontos a melhorar.
 Não crie estereótipos para seus filhos (por exemplo: “ele é fraco” ou “ela não é muito boa em ciências” ou “é igual ao pai”). Permita que as crianças revelem quem são. E elas irão surpreender você.
 Jamais tente motivar seu filho com comentários negativos, pois isso pode destruir a auto-estima da criança. Alguns dos piores comentários são: “Por que você é tão burro?” e “Você nunca vai conseguir nada?”.
 Não permita que passe pela cabeça de seu filho adolescente abandonar a escola. Ele não precisa adorar a vida escolar, basta que a enfrente, trabalhe de acordo com o que lhe é pedido e tire o melhor proveito disso tudo. Afinal, ir à escola significa criar um instrumental para ele mesmo, e não para os outros.
Se seu filho tiver problemas de aprendizado, converse com sua professora ou com a equipe diretiva da escola e, se for necessário, procure acompanhamento especializado. Solicitar uma avaliação pedagógica ou psicopedagógica pode trazer resultados positivos no que se refere ao potencial de seu filho e às expectativas da família.
Os pais são importantíssimos para incentivar o desempenho escolar dos filhos. O bom desempenho escolar não se limita à capacidade cerebral, aos bons hábitos de estudos e ao trabalho duro. Também tem a ver com atitude positiva, noção de oportunidade, relacionamentos, autoconfiança, comportamento sociável e, principalmente, envolvimento dos pais. Crianças que recebem incentivo da família se tornam alunos mais dedicados e conscientes.
É comum os alunos, principalmente adolescentes, deixarem para se preocupar com seu rendimento escolar no final do ano letivo, quando as chances são menores. Porém, o melhor momento é agora, quando há tempo para se verificar qual o melhor caminho e traçar algumas estratégias em busca do sucesso escolar. Seu filho merece ter um bom desempenho escolar e isso é possível!
Marielli Costa Beber — Psicopedagoga

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HISTÓRIA: A JOANINHA

HOJE CONHECEMOS A HISTÓRIA...
DEPOIS, A PROFª NOS ENSINOU DESENHAR JOANINHAS E OUTROS BICHOS, COM A AJUDA DO LIVRO...
OLHA NOSSAS PRODUÇÕES...
ANTONY...
AMANDA...
AURO...
BETINA...
BIANCA...
BRUNA...
ELEN...
ELIANA...
EVELYN...
JOÃO...
JOSÉ...
KATRINY...
LUIS...
MANUELA...
PROFª MARIELLI...

TEATRO: MUDA MUNDO

HOJE ASSISTIMOS PEÇA DE TEATRO:
... COM O GRUPO CUIDADO QUE MANCHA.
A peça faz parte do Projeto MudaMundo. É um projeto de disseminação de valores voltado às crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Conta as histórias vividas pelo menino João, um herói negro que tinha um sonho... MUDAR O MUNDO!





NO FINAL, ATÉ NOSSA COLEGA LUIS AJUDOU A "MUDAR O MUNDO"...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TEATRO: O MACACO SIMÃO

HOJE ASSISTIMOS UMA PEÇA DE TEATRO: O MACACO SIMÃO...
A PEÇA FOI PROMOVIDA PELA HIDROPAN.












quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PRODUÇÃO DE TEXTO - COLETIVA

UMA LIÇÃO NA FAZENDA
Certo dia, na Fazenda do Gaúcho, havia uma vaca pastando no potreiro. Seu nome era Valentina.
De repente, apareceu um menino chamado Lucas. Ele era muito arteiro. Lucas puxou o rabo da Valentina.
A vaca ficou uma fera e saiu correndo atrás do menino. Lucas tentou fugir.
Valentina alcançou o menino, deu um coice nele e o jogou na lama. Lucas ficou todo embarrado.
Lucas aprendeu uma lição: que não devemos provocar os animais. Eles são parte da natureza e devem ser respeitados.
2ª 21

HISTÓRIA: O GIRASSOL SOLITÁRIO

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO... É A ESTAÇÃO DAS FLORES... ELA VEM DEPOIS DO INVERNO E ANTES DO VERÃO.
E HOJE CONHECEMOS A HISTÓRIA...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MATEADA

HOJE É DIA DE MATEADA!!!
"EU QUERO UM CHIMA, UM CHIMA-CHIMARRÃO. PRA MATAR A SEDE DA TRADIÇÃO!"
JUNTO COM OS COLEGAS DA 1ª 12, FIZEMOS UMA BONITA RODA DE CHIMARRÃO!









MAIS TARDE, A PROFª MARIELLI NOS ENSINOU A DANÇA DO PEZINHO E DO MAÇANICO. OS ALUNOS DA 22, 31 E 41 TAMBÉM VIERAM PRA MATEADA.