"Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22.6)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

REUNIÃO COM PAIS

HOJE É DIA DE REUNIÃO COM PAIS...
O ASSUNTO PRINCIPAL É O ENCERRAMENTO DOS PROJETOS O VÔO DA LIZBELA E UM MERGULHO NAS LETRAS, E A ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO.
NA OPORTUNIDADE, OS PAIS RECEBERAM O SEGUINTE TEXTO:

O BOLETIM ESCOLAR CHEGOU... E AGORA?

O maior desejo dos pais é que seus filhos se tornem pessoas realizadas, capazes e bem-sucedidas. Aqueles que têm filhos em idade escolar desejam, sem dúvida, que estes alcancem o tão sonhado sucesso escolar. Mas infelizmente, em alguns casos isso não acontece.
O boletim escolar pode ser o revelador dos problemas e dificuldades enfrentados pelo seu filho na escola. É através deste documento que a escola comunica o rendimento escolar dos alunos aos pais. Nele, geralmente, consta as notas, ou pontos, conquistadas, além de breves pareceres, aconselhamentos e elogios aos alunos.
Se a chegada do boletim não trouxe alegria a você e ao seu filho, não se desespere. Há tempo para promover algumas mudanças e correr atrás do bom desempenho. Eis algumas dicas:
 O bom desempenho escolar é, na maioria dos casos, uma decisão. Você e seu filho têm de tomá-la em conjunto.
 Elogie os esforços, a dedicação, a perseverança e parabenize as conquistas bem-feitas, mas não estruture a vida escolar de seus filhos em “subornos”. Encare um grande esforço como um bom desempenho.
 Adquira brinquedos educativos, que ajudam a desenvolver a coordenação motora (como blocos de construção ou de encaixe), e criativos, que levam a criança a se expressar (como fantoches e fantasias). Tudo isso incentiva o aprendizado.
 Jogue com seus filhos. O jogo possibilita ótima interação entre os parceiros e desenvolve a capacidade de estabelecer regras — e cumpri-las. Também favorece o desenvolvimento do pensamento lógico e estimula uma competição saudável, na qual um aprende com o outro.
 Leia muito para seus filhos, para que elas possam aprender a ler mais depressa, com mais facilidade, com mais rapidez e melhor.
 Coloque livros, revistas e jornais a disposição de seus filhos e aproveite os anúncios, embalagens, cartazes, etc., para as crianças praticarem leitura no início da alfabetização.
 Sirva de exemplo de bom relacionamento em casa. Isso ajuda as crianças a conviver com os outros.
 Procure garantir a freqüência regular de seus filhos.
 Comunique-se regularmente com a escola, principalmente, com o professor de seu filho e não perca as reuniões de pais na escola.
 Programe-se para estar presente em todos os eventos, jogos ou apresentações dos quais seus filhos participem na escola. Sua presença mostra que você se preocupa com eles e que as atividades deles são importantes.
 Procure organizar um espaço e um horário para que seu filho faça os temas de casa e dê apoio no momento de fazer. Verifique se seus filhos fizeram todo o dever de casa antes de ir para a escola e se o estão levando consigo.
 Nos dias de aula, limite o tempo para assistir a televisão.
 Ensine seus filhos a usar uma agenda ou organize com ele um calendário onde possam ser registrados lembretes, avaliações, entrega de trabalhos e compromissos.
 Converse com as crianças sobre o que aconteceu na escola. Preste atenção às queixas que seu filho faz da escola, mas não incentive lamúrias à toa.
 Estimule seus filhos a fazer algum tipo de avaliação de sua vida educacional, de modo que percebam os avanços conseguidos e os pontos a melhorar.
 Não crie estereótipos para seus filhos (por exemplo: “ele é fraco” ou “ela não é muito boa em ciências” ou “é igual ao pai”). Permita que as crianças revelem quem são. E elas irão surpreender você.
 Jamais tente motivar seu filho com comentários negativos, pois isso pode destruir a auto-estima da criança. Alguns dos piores comentários são: “Por que você é tão burro?” e “Você nunca vai conseguir nada?”.
 Não permita que passe pela cabeça de seu filho adolescente abandonar a escola. Ele não precisa adorar a vida escolar, basta que a enfrente, trabalhe de acordo com o que lhe é pedido e tire o melhor proveito disso tudo. Afinal, ir à escola significa criar um instrumental para ele mesmo, e não para os outros.
Se seu filho tiver problemas de aprendizado, converse com sua professora ou com a equipe diretiva da escola e, se for necessário, procure acompanhamento especializado. Solicitar uma avaliação pedagógica ou psicopedagógica pode trazer resultados positivos no que se refere ao potencial de seu filho e às expectativas da família.
Os pais são importantíssimos para incentivar o desempenho escolar dos filhos. O bom desempenho escolar não se limita à capacidade cerebral, aos bons hábitos de estudos e ao trabalho duro. Também tem a ver com atitude positiva, noção de oportunidade, relacionamentos, autoconfiança, comportamento sociável e, principalmente, envolvimento dos pais. Crianças que recebem incentivo da família se tornam alunos mais dedicados e conscientes.
É comum os alunos, principalmente adolescentes, deixarem para se preocupar com seu rendimento escolar no final do ano letivo, quando as chances são menores. Porém, o melhor momento é agora, quando há tempo para se verificar qual o melhor caminho e traçar algumas estratégias em busca do sucesso escolar. Seu filho merece ter um bom desempenho escolar e isso é possível!
Marielli Costa Beber — Psicopedagoga

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